Com mais de 75 anos de experiência, a Ervateira Riffel é uma empresa reconhecida no mercado regional, destacando-se pela sua qualidade e parceria entre fornecedores e clientes. Para que isso seja possível, a empresa investe na difusão do conhecimento, valorizando todos os envolvidos na cadeia produtiva da erva-mate, desde o semeador da muda até o consumidor do seu chimarrão.
A qualidade do produto final depende fundamentalmente da qualidade da matéria-prima, por se tratar de um produto sem aditivos químicos e com um mercado exigente. Com mais de 2 mil fornecedores de erva mate “in natura”, a empresa interage repassando as exigências do mercado nacional e internacional de erva-mate. Todos os processos de produção são rigorosamente zelados e toda erva-mate colhida no campo leva menos de 24 horas para ser secada e embalada. No processo de secagem, a lenha utilizada é proveniente de reflorestamento, dando melhor padrão as características da erva-mate. Dessa forma esses diferenciais tornam a empresa líder de vendas nas praças em que atua a mais de 5 anos.
Em 1950, a família Riffel começou a trabalhar com erva mate, em um primeiro momento produzindo a erva-mate para chimarrão que era produzida e comercializada a granel, abastecendo assim algumas cidades da região do meio oeste catarinense e norte gaúcho. Em meados da década de 60 foi criada a Erva-mate Ana Maria. A erva-mate chimarrão Ana Maria, sempre foi símbolo da empresa. Destaque em âmbito regional, aliada a tradição e qualidade, símbolos sempre levados pela empresa no transcorrer dos anos.
Em 2001, com a popularização cada vez maior, foi criada a erva-mate Bom Mate. Visando atender a solicitações dos consumidores, que preferiam iniciar o chimarrão com um sabor levemente adocicado, sem perder o restante do seu sabor.
Com mais tecnologias e conhecimentos a respeito de erva-mate no mercado, acabaram surgindo as erva-mate embaladas a vácuo. Símbolo de durabilidade sem perder suas principais características por muito mais tempo, ela acaba solucionando o grande problema parar o cliente, “a erva deve ser sempre nova!”. Então foi criada a Erva Gaúcha, típica para o paladar do povo rio-grandense, de sabor marcante, uma moagem diferenciada (média), com cor, sabor e aroma que remete as origens do chimarrão. O chimarrão Erva-Gaúcha é disponibilizado somente na versão a vácuo, para que o tempo não interfira em suas características. A criação do Tereré Erva Gaúcha, foi a complementação dos adeptos do mate nas mais diferentes formas e seus sabores: natural, limão, menta, abacaxi e energético o tornaram referência no mercado.
A partir de 2025 a Erva-mate Ana Maria passou a dar lugar a Erva Gaúcha, visando atender uma região mais ampla e integrar o seu nome a cultura do chimarrão a marca. A Erva Gaúcha já se transformou em destaque em muitos mercados da região meio oeste catarinense, sendo a mais vendida em muitos pontos de venda. Agora é também na versão 1 kg e 500g no pacote tradicional.