O que é o Tereré

O tereré ou tererê é uma bebida a base de erva-mate (ilex paraguariensis) e água fria. O tereré é um produto típico da América do Sul, difere do chimarrão pela temperatura em que é ingerida. Destaca-se em seu consumo o Paraguai, e a região centro oeste do Brasil.

O tereré, por se tratar de uma bebida que se toma gelada, é ideal para lugares no qual o calor é predominante. Auxilia as pessoas na hidratação, além de ter em sua essência, inúmeras propriedades que auxiliam o nosso organismo.

Assim como o chimarrão o tereré é ideal para ser servido em rodas com amigos. As vezes o tereré também é consumido com outras bebidas, sendo sucos, chás as adicções favoritas. Com o passar do tempo a erva-mate para tereré passou a ser produzida com aromas e sabores diretamente da indústria.

Além de se diferenciar no chimarrão, por um ser tomado quente e ou outro gelado, o tereré se diferencia do chimarrão no recipiente no qual é feito. O chimarrão, em geral, é realizado em cuia de porongo, já o recipiente para o tereré mais utilizados são o chifre do boi (guampa), ou copos de taquara.

Com um consumo crescentes em diversas outras regiões, tem se tornado uma das apostas para o verão. Novas tendência mercadológicas apostam em consumo de pessoas de menor idade, para alavancar o costume do tereré.

História do tereré

O mate gelado, foi criado, durante a guerra do Chaco (Paraguai x Bolivia). Guerreiros paraguaios, habituados com o chimarrão, sem quererem abrir mão do sadio vício, começaram a ingerir a bebida de maneira fria. Afim de não serem vistos, pelas tropas inimigas, acendendo fogueiras para esquentar a água.

Hoje em dia o tereré tem conquistado diversos mercados. Ao mesmo tempo, imersão de essências, faz com que a bebida tenha alcançado, os paladares mais exigentes de quem gosta do mate gelado.

Modo de preparo

  • Coloque a bomba dentro do recipiente no qual irá produzir seu tereré e preencha com 2/3 de erva-mate própria para o tereré.
  • Adicione o liquido bem gelado da sua preferencia (agua, suco, chá, etc).
  • Pronto, agora é só aproveitar.
Abrir chat
Precisa de ajuda?